UFMG

26 de Março de 2020

Comunicado do Colegiado do PPGCOM sobre chamada de Credenciamento Docente

Carxs colegas,

Esperamos que todxs estejam bem, assim como suas famílias, nesse absurdo contexto político-subjetivo e de saúde pública que agora vivemos com o coronavírus.

Em nossa reunião extraordinária de colegiado ocorrida em 25/03/20 para tratarmos dos cortes de bolsas efetuados pela CAPES, tratamos também da chamada de credenciamento docente no Programa. Tal tema surgiu como desdobramento de nossa reunião ordinária em 23/03/20. outro assunto foi colocado em questão, derivado de nossa primeira reunião ordinária on-line.

Depois de muito conversarmos e trocarmos nossos pontos de vista, chegamos a um ponto comum, constatando que não seria adequado ou eficiente, no atual contexto que experimentamos, abrir um processo de credenciamento, com chamada agora em março.

Estamos, como já afirmamos mais de uma vez, tanto Coordenação quanto colegiado, sempre abertos a entrada de novxs professorxs para integrar o corpo docente do PPGCOM. Em 2019, inclusive, realizamos um credenciamento extemporâneo para permitir o ingresso na Pós de colegas que se preparavam para isso.

No entanto, como agora estamos trabalhando à distância, em condições limitadas e com foco na finalização de envio de dados para a Plataforma Sucupira e ainda sob o impacto muito negativo do corte de bolsas, achamos mais prudente adiarmos o credenciamento. Consideramos que a abertura de vagas de credenciamento é um assunto que deve ser discutido mais amplamente por todos os docentes do departamento, de modo a promovermos uma expansão de nosso quadro atual com maior ciência acerca de nosso futuro como Programa.

Já nos informamos e sabemos que podemos abrir chamada mais adiante, sem qualquer prejuízo para xs futurxs integrantes.

Contamos com a compreensão de todxs e mais uma vez nos colocamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida ou questão.

Atenciosamente,

Ângela Marques e Eduardo de Jesus