19 de Abril de 2023

Lançamento do livro "Comunicação e Acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras"

Foram cinco anos de pesquisa, participação de 14 bolsistas, colaboração de estudantes, técnicos administrativos em educação e professores em situação de deficiência, além de pesquisadores sobre o tema.

O guia traz um compilado de informações e uma proposta de epistemologia para concepção e aplicação de comunicação e acessibilidade constituída a partir da interlocução entre quem pesquisa, ensina e realiza projetos de extensão e quem vivencia a situação de deficiência. Vários projetos e parceiros se uniram para trazer dicas sobre acessibilidade e hospitalidade em discursos, produtos midiáticos, audiodescrição, eventos, ambientes digitais, além de direito à Comunicação e à Acessibilidade.

Entre os parceiros do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Inclusão, estão Colegiado do Curso de Graduação em Jornalismo, Núcleo de Acolhimento e Diálogo (NAD/FAFICH), Diretoria de Governança Informacional (Ouvidora da UFMG), Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão da UFMG, Rádio Terceiro Andar e Temporona: Coletivo de Ações em Temporalidades e Narrativas.

A publicação foi organizada por Sônia Pessoa, Camila Mantovani, Ângela Marques e Phellipy Jácome, docentes do Departamento de Comunicação Social da UFMG, e contou com muitas participações especiais. O prefácio é do professor Marco Bonito (Universidade Federal do Pampa - Unipampa) e as ilustrações da doutoranda do PPGCOM, Stephanie Boaventura.

Entre as professoras convidadas para as lives sobre acessibilidade, coordenadas por Sônia Pessoa, transcritas parcialmente para o guia, estão Joana Ziller, diretora de Governança Institucional da UFMG e Flávia Mayer (Departamento de Comunicação da UFPB), além de Camila Mantovani e Marco Bonito. Entre as pessoas colaboradoras em situação de deficiência estão os técnicos administrativos em educação da UFMG, Abel Passos e Romerito Nascimento, a estudante Juliana Aquino, a mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFMG, Fatine Oliveira, a professora Michelle Murta (Letras/Libras/UFMG), e o professor Carlos Guedes, mestre em Sociologia.

Ao longo dos anos, os bolsistas do guia foram financiados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG), Programa de Desenvolvimento da Graduação (PDEG/UFMG) e Fapemig.

Este é o primeiro livro da série 'Comunicação, Discursos e Experiências', dirigida pela professora Sônia Pessoa (DCS/UFMG) e pelo professor Luiz Alex Saraiva (FACE/UFMG) e que conta com comitê editorial internacional. Os interessados podem baixar o livro gratuitamente no site da Editora Fi no link abaixo ou em https://www.editorafi.org/ebook/706-comunicacao-acessibilidades.

Um abraço, com afeto,

Sônia Pessoa
Camila Mantovani
Ângela Marques