Informações acadêmicas
SECRETARIA DO PPGCOM (sala F-4234)
Telefone: (31)3409-5072
E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br
O atendimento presencial da secretaria do PPGCOM acontece às terças e quartas, de 16 às 22 hs na sala F-2021 (CAPG - Central de Atendimento das Pós-Graduações). Durante o recesso acadêmico o atendimento é de 13 às 19 hs.
O setor é responsável pela implementação e acompanhamento de diferentes processos acadêmicos e institucionais, envolvendo discentes, docentes, público externo, outros órgãos e setores da UFMG e agências de fomento. Parte significativa desses processos é conduzida de modo online, através de canais de atendimento digitais (Moodle, página do Programa (via acesso restrito) e e-mail).
CAPG-CENTRAL DE ATENDIMENTO DAS PÓS-GRADUAÇÕES (sala F-2021)
Atendimento presencial: segunda a sexta-feira, de 08h às 22h.
Telefone:
(31) 3409-5085
E-mail:
centralposgrad@gmail.com
Serviços prestados na Central: Emissão do comprovante de matrícula em disciplinas do curso ou em eletivas de cursos da Fafich, acerto de matrícula, emissão de históricos, emissão de declarações de disciplinas isoladas ou eletivas, declaração de conclusão de curso, retirada de diplomas e certificados; retirada de carteira de estudante; empréstimos e devoluções de chaves e equipamentos, projetores etc.
CANAIS DE ATENDIMENTO DIGITAL
UFMG Virtual (Moodle) do PPGCOM/UFMG: o acesso é através do minhaUFMG acessando a pasta "COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO" e suas seguintes subpastas, divididas por assunto:.
DEMANDAS AO COLEGIADO: pedidos de trancamento total ou parcial, extensão de prazo de defesas de qualificações/dissertações/teses, e outros assuntos pertinentes.
COMPROVAÇÃO DE PROFICIÊNCIA (Língua Estrangeira): entrega da certificação de proficiência em língua estrangeira até período especificado no Edital.
PLANOS DE ATIVIDADES (Estágio docente): entrega, no início do semestre a cursar, dos planos de atividades do estágio docente.
RELATÓRIOS (Estágio docente): entrega, até o final do semestre, para lançamento de créditos no histórico do aluno, dos relatórios dos estágios docentes realizados.
APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS e ATIVIDADES ACADÊMICAS PROGRAMADAS: os pedidos de aproveitamento de créditos (disciplinas cursadas como isoladas ou em outros programas) e os de atividades acadêmicas complementares de formação não disciplinar (tais como publicações, participação em grupos de pesquisa, etc.) podem ser postadas até o final do semestre.
PEDIDO DE AUXÍLIO FINANCEIRO (Discente): pedidos de reembolso de discentes referente a participações em eventos acadêmicos com apresentações de trabalhos. (EM BREVE).
ACESSO RESTRITO NA PAGINA DO PPGCOM/UFMG:
Acesso restrito (discente):
1. solicitação de bolsas de pesquisa de mestrado e doutorado;
2. escolha de disciplina da graduação na qual deseja realizar o Estágio em docência II - Monitoria (COM853 - 1 crédito). A lista com as disciplinas são divulgadas semestralmente.
Acesso restrito (docente):
1. (re) credenciamento
2. inscrição de melhor dissertação ou tese do ano.
O primeiro acesso, tanto para discentes quanto docentes, à página do PPGCOM é feita usando: LOGIN:
CPF (sem caracteres) e SENHA:
ddmmaaaa (dia/mês/ano nesse formato)
MATRÍCULA ON-LINE
Para acessar o Sistema de Matrícula da Pós-graduação, no lado esquerdo da tela, clique no ítem "Matrícula da Pós-graduação" na janela Sistemas.
Os períodos da matrícula ON LINE dos/das veterana/os são publicadas na página do programa semestralmente, e enviadas por e-mail, sempre em consonância com calendário acadêmico da UFMG. Somente para os ingressantes (calouros), no primeiro semestre do curso é que o processo de matrícula é feito manual.
Manual de Matrícula On-Line CLIQUE AQUI
ACERTO DE MATRÍCULA:
Aa datas dos acertos de matrícula são aqueles publicados no Calendário Acadêmico da UFMG e geralmente acontece na semana anterior ao início das aulas do semestre. Os requerimentos de acerto de matrícula podem ser enviado para o e-mail do programa, no
ppgcom@fafich.ufmg.br. Para acessar o Requerimento de Matrícula da Pós-Graduação
CLIQUE AQUI
Para saber as datas acesse o Calendário Acadêmico da UFMG em
www.ppgcom.fafich.ufmg.br/forms.php
CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO ESTUDANTIL (CIE)
O crachá se destina a alunos de todos os níveis de ensino da UFMG. Por meio de sua apresentação, os discentes poderão ter acesso a diversos serviços na Universidade, como entrada nos prédios, bibliotecas, restaurantes universitários e no Centro Espostivo Universitário (CEU). A solicitação deve ser enviada por e-mail para
cracha@pra.ufmg.br, com os seguintes dados:
- Nome completo, CPF, número de registro UFMG.
- Prédio/Unidade
- Foto 3x4 em formato jpg ou png (sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto e com fundo claro);
- Cópia do documento de identificação;
- Selfie portando o documento de identificação.
Para não haver atraso na confecção do seu crachá é muito importante enviar todos os dados acima. O crachá poderá ser retirado no prédio de sua Unidade vinte dias (em média) após a solicitação ser enviada por e-mail.
DESBLOQUEIO: para liberar a carteira para utilização via código de barras, inclusive restaurante setorial, o integrante da comunidade acadêmica deve seguir os seguintes passos:
1- No sistema minhaufmg clique no link ao lado esquerdo '
Sistemas de controle e acesso aos espaços físicos';
2- Clique no link '
Clique aqui para acessar seu crachá';
3 - Clique em '
desbloquear seu crachá' e preencha os números dele no campo disponível.
4 -Seu crachá estará apto para uso em 24 horas após o desbloqueio feito no sistema.
SEGUNDA VIA: ao solicitar a 2° via do crachá, automaticamente ele deixará de ser utilizável, esse processo não poderá ser revertido. Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via poderá ser feita através do site minhaufmg:
1- Entrar no portal MINHA UFMG;
2- Lado esquerdo - Acessar SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO AOS ESPAÇOS FÍSICOS;
3- Fazer o bloqueio;
4- Será gerado um boleto para pagamento;
5- Após o pagamento enviar e-mail com o comprovante de pagamento para: acesso@pra.ufmg.br e aguardar o setor de Controle de Acesso entrar em contato.
6- Em caso de roubo, enviar o boletim de ocorrência para o e-mail: acesso@pra.ufmg.br e não é necessário efetuar o pagamento da taxa.
Para maiores informações acesse ufmg.br/servicos/carteira-da-ufmg
AGENDAMENTO DE DEFESAS
a)
Dissertação ou tese:
1. Discente: a/o discente deve fazer a solicitação de
agendamento através do sistema
MinhaUFMG.
2. Orientador(a): para ser validado, o agendamento deve ser aprovado pela orientação (com a respectiva inclusão dos membros da banca) e pela Coordenação do PPGCOM.
3. Secretaria: Emite os documentos e os disponibiliza no SEI/UFMG (Sistema Eletrônico de Informações) para os membros da banca assinar.
Caso a banca seja presencial ou híbrida, cabe a/o aluna/o e orientação agendaram uma sala. Recomenda-se o
uso da sala 3005 (
AGENDE AQUI). Para reservar a sala 3100 ou a sala 2, contactar o
Almoxarifado Técnico do Departamento de Comunicação Social. Para reservar um auditório ou outra sala da FAFICH, entrar em contato com a
Gerência Administrativa da Unidade.
Como as defesas de teses e dissertações são sessões públicas, o número da sala ou a URL da sessão on line de defesa deve ser informada previamente no momento da marcação no minhaUFMG, ou ainda, caso necessário, informada por e-mail para a secretaria do PPGCOM para divulgação.
b) Qualificação:
1. Discente: a/o discente deve fazer o agendamento através do MinhaUFMG.
2. Orientador(a): para ser validado, o agendamento deve ser aprovado pela orientação (com a respectiva inclusão dos membros da banca) e pela Coordenação do PPGCOM.
3. Orientador(a): envia a ata de defesa para a secretaria do Programa, via e-mail, para que a mesma possa lançar no histórico do discente.
AUTOARQUIVAMENTO DA DISSERTAÇÃO OU TESE
Após a defesa da disertação ou tese o discente precisa fazer o
autoarquivamento do trabalho final no Repositório Institucional da UFMG. O Repositório Institucional da UFMG apreciará as normas técnicas do trabalho e solicitará correções (se for o caso). Estando tudo certo emitirá a DECLARAÇÃO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL AO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFMG o qual o egresso precisará para a solicitar o seu diploma. Para o passo a passo do autoarquivamento
CLIQUE AQUI
EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA (Mestrado/Doutorado)
Para solicitar o
DIPLOMA o interessado deve
enviar para o e-mail da secretaria do PPGCOM os seguintes documentos
:
a) Arquivo em
PDF ÚNICO e nesta ordem:
1) Histórico escolar (instruções para emissão
CLIQUE AQUI);
2) Cópia da carteira de identidade ou carteira profissional (alunos estrangeiros, anexar cópia do passaporte e do registro nacional de estrangeiro);
3) Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento (caso o ex-aluno apresente certidão de união estável, deve-se incluir a certidão de nascimento para comprovação de filiação).
4) Cópia do diploma de Graduação;
5) Atestado de depósito da versão digital da dissertação/tese emitida pelo Repositório Institucional da UFMG (
INSTRUÇÕES PARA DEPÓSITO);
6) "Nada consta" emitido pela Biblioteca da FAFICH ((solicitar no e-mail: referenciabiblioteca@fafich.ufmg.br).
Em caso de urgência o solicitante poderá solicitar o "requerimento em caráter prioritário" apontando a justificativa e anexando comprovante de urgência. Baixe o requerimento
AQUI
b) Arquivo único em formato .doc ou similar:
- Título do trabalho
- Resumo e palavras-chave
- Abstract e keywords
EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADO (Pós-Doutorado)
Para fazer juz ao CERTIFICADO DE PÓS-DOUTOR (A) o interessado deve enviar um relatório sucinto e fundamentado sobre as atividades realizadas, acompanhada de sua produção intelectual no período (relatório com 03 páginas no máximo) para apreciação do Colegiado em até 60 dias do fim do estágio.
Sendo aprovado, basta o egresso pedir, por e-mail, a expedição do certificado anexando ao pedido: a) identidade (frente e verso) e b) a cópia da certidão de nascimento ou casamento.
EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADO (Especialização)
Para solicitar o CERTIFICADO DE ESPECIALISTA, o(a) egresso (a) precisa enviar para a secretaria do PPGCOM os seguintes documentos em PDF ÚNICO e na seguinte ordem:
1. Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso);
2. Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
3. Cópia da Certidão de nascimento ou casamento (no caso de alteração no sobrenome);
4. Se teve monografia, entregar a versão eletrônica na biblioteca digital (Repositório da UFMG);
5. "Nada consta" da Biblioteca da Fafich e também da FUNDEP.
GUIA UFMG
Aqui vc encontra um guia com informações importantes para a sua jornada na Universidade Federal de Minas Gerais. Entenda as normas, os espaços, as ações afirmativas e o cotidiano da UFMG. Acesse
www.ufmg.br/viverufmg/