Informações acadêmicas


SECRETARIA DO PPGCOM (sala F-4234)

ATENÇÃO: GREVE DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DE 13/03/2024.  No período de greve a secretaria do PPGCOM atenderá somente aos serviços essencias nas terças e quintas de 13 às 15 h. Maiores informações acesse AQUI

Telefone: (31)3409-5072
E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br
O atendimento presencial da secretaria do PPGCOM acontece às terças e quartas, de 16 às 22 hs na sala F-2021 (CAPG - Central de Atendimento das Pós-Graduações). Durante o recesso acadêmico o atendimento é de 13 às 19 hs.


O setor é responsável pela implementação e acompanhamento de diferentes processos acadêmicos e institucionais, envolvendo discentes, docentes, público externo, outros órgãos e setores da UFMG e agências de fomento. Parte significativa desses processos é conduzida de modo online, através de canais de atendimento digitais (Moodle, página do Programa (via acesso restrito) e e-mail).

 

CAPG-CENTRAL DE ATENDIMENTO DAS PÓS-GRADUAÇÕES (sala F-2021)

ATENÇÃO: em apoio aos servidores que aderiram a greve dos técnicos admnistrativos a  CENTRAL DE ATENDIMENTO DAS PÓS-GRADUAÇÕES estará fechada, por tempo indeterminado, a partir do dia 19/03/2024.

Atendimento presencial: segunda a sexta-feira, de 08h às 22h. 
Telefone: (31) 3409-5085
E-mail: centralposgrad@gmail.com

Serviços prestados na Central: Emissão do comprovante de matrícula em disciplinas do curso ou em eletivas de cursos da Fafich, acerto de matrícula, emissão de históricos, emissão de declarações de disciplinas isoladas ou eletivas, declaração de conclusão de curso, retirada de diplomas e certificados; retirada de carteira de estudante; empréstimos e devoluções de chaves e equipamentos, projetores etc.



CANAIS DE ATENDIMENTO DIGITAL

MOODLE do PPGCOM/UFMG: 

O acesso é via o minhaUFMG acessando a pasta "COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO" e suas subpastas específicas para cada pedido.
Serviços disponíveis no MOODLE: 1. Solicitações ao Colegiado de extensão de prazo, trancamento total ou parcial; 2. envio do relatório anual discente no final do ano; 3. envio comprovante de exame em língua estrangeira; 4. envio do plano de atividades do estágio em docência (no início do estágio), 5. envio do relatório de estágio docente (no final do estágio); 6. pedidos de aproveitamento de créditos em disciplinas e em atividades complementares entre outros. 

ACESSO RESTRITO À PAGINA DO PPGCOM/UFMG:

Serviços via acesso restrito (estudante): 1. solicitação de bolsas de pesquisa de mestrado e doutorado; 2. Escolha de disciplina da graduação na qual deseja realizar o Estágio em docência II - Monitoria (COM853 - 1 crédito). A lista com as disciplinas são divulgadas semestralmente.

Serviços via acesso restrito (docente): 1. Credenciamento, 2. Recredenciamento, 3. Inscrição de melhor dissertação ou tese do ano.

O primeiro acesso, tanto para discentes quanto docentes, à página do PPGCOM é feita usando: LOGIN: CPF (sem caracteres) e SENHA: ddmmaaaa (dia/mês/ano nesse formato)

 
SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO:

Serviços: a) emissão de histórico escolar (autenticável através de QRCode), b) consulta de oferta de atividades (disciplinas) de todos os cursos de pós-graduação da UFMG; e c) consulta da Grade Curricular do curso, e) integralização das disciplinas.


MATRÍCULA ON-LINE

Os períodos da matrícula ON LINE dos/das veterana/os são publicadas na página do programa semestralmente, e enviadas por e-mail, sempre em consonância com calendário acadêmico da UFMG. Somente para os ingressantes (calouros), no primeiro semestre do curso é que o processo de matrícula é feito manual. Para acessar o Manual de Matrícula On-Line CLIQUE AQUI


ACERTO DE MATRÍCULA:


Aa datas dos acertos de matrícula são aqueles publicados no Calendário Acadêmico da UFMG e geralmente acontece na semana anterior ao início das aulas do semestre. Os requerimentos  de acerto de matrícula podem ser enviado para o e-mail do programa, no ppgcom@fafich.ufmg.br. Para acessar o Requerimento de Matrícula da Pós-Graduação CLIQUE AQUI 

Para saber as datas acesse o Calendário Acadêmico da UFMG em www.ppgcom.fafich.ufmg.br/forms.php


CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO ESTUDANTIL (CIE)

O crachá se destina a alunos de todos os níveis de ensino da UFMG. Por meio de sua apresentação, os discentes poderão ter acesso a diversos serviços na Universidade, como entrada nos prédios, bibliotecas, restaurantes universitários e no Centro Espostivo Universitário (CEU). A solicitação deve ser enviada por e-mail para cracha@pra.ufmg.br, com os seguintes dados:

- Nome completo, CPF, número de registro UFMG.
- Prédio/Unidade
- Foto 3x4 em formato jpg ou png (sem boné ou quaisquer acessórios que cubram parte do rosto e com fundo claro);
- Cópia do documento de identificação;
- Selfie portando o documento de identificação.

Para não haver atraso na confecção do seu crachá é muito importante enviar todos os dados acima. O crachá poderá ser retirado no prédio de sua Unidade vinte dias (em média) após a solicitação ser enviada por e-mail.

DESBLOQUEIO: para liberar a carteira para utilização via código de barras, inclusive restaurante setorial, o integrante da comunidade acadêmica deve seguir os seguintes passos:

1- No sistema minhaufmg clique no link ao lado esquerdo 'Sistemas de controle e acesso aos espaços físicos';
2- Clique no link 'Clique aqui para acessar seu crachá';
3 - Clique em 'desbloquear seu crachá' e preencha os números dele no campo disponível.
4 -Seu crachá estará apto para uso em 24 horas após o desbloqueio feito no sistema.

SEGUNDA VIA: ao solicitar a 2° via do crachá, automaticamente ele deixará de ser utilizável, esse processo não poderá ser revertido. Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via poderá ser feita através do site minhaufmg:

1- Entrar no portal MINHA UFMG;
2- Lado esquerdo - Acessar SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO AOS ESPAÇOS FÍSICOS;
3- Fazer o bloqueio;
4- Será gerado um boleto para pagamento;
5- Após o pagamento enviar e-mail com o comprovante de pagamento para: acesso@pra.ufmg.br e aguardar o setor de Controle de Acesso entrar em contato.
6- Em caso de roubo, enviar o boletim de ocorrência para o e-mail: acesso@pra.ufmg.br e não é necessário efetuar o pagamento da taxa.

Para maiores informações acesse ufmg.br/servicos/carteira-da-ufmg 


AGENDAMENTO DE DEFESAS

a) Dissertação ou tese:

1. Discente: a/o discente deve fazer a solicitação de agendamento através do sistema MinhaUFMG
2. Orientador(a): para ser validado, o agendamento deve ser aprovado pela orientação (com a respectiva inclusão dos membros da banca) e pela Coordenação do PPGCOM. 
3. Secretaria: Emite os documentos e os disponibiliza no SEI/UFMG (Sistema Eletrônico de Informações) para os membros da banca assinar.  

Caso a banca seja presencial ou híbrida, cabe a/o aluna/o e orientação agendaram uma sala. Recomenda-se o uso da sala 3005 (AGENDE AQUI). Para reservar a sala 3100 ou a sala 2, contactar o Almoxarifado Técnico do Departamento de Comunicação Social. Para reservar um auditório ou outra sala da FAFICH, entrar em contato com a Gerência Administrativa  da Unidade.

Como as defesas de teses e dissertações são sessões públicas, o número da sala ou a URL da sessão on line de defesa deve ser informada previamente no momento da marcação no minhaUFMG, ou ainda, caso necessário, informada por e-mail para a secretaria do PPGCOM para divulgação.

b) Qualificação:

1. Discente:
a/o discente deve fazer o agendamento através do MinhaUFMG.
2. Orientador(a): para ser validado, o agendamento deve ser aprovado pela orientação (com a respectiva inclusão dos membros da banca) e pela Coordenação do PPGCOM.
3. Orientador(a): envia a ata de defesa para a secretaria do Programa, via e-mail, para que a mesma possa lançar no histórico do  discente.



AUTOARQUIVAMENTO DA DISSERTAÇÃO OU TESE


Após a defesa da disertação ou tese o discente precisa fazer o autoarquivamento do trabalho final no Repositório Institucional da UFMG. O Repositório Institucional da UFMG apreciará as normas técnicas do trabalho e solicitará correções (se for o caso). Estando tudo certo emitirá a DECLARAÇÃO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL AO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFMG o qual o egresso precisará para a solicitar o seu diploma. Para o passo a passo do autoarquivamento CLIQUE AQUI



EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA (Mestrado/Doutorado)


Para solicitar o DIPLOMA o interessado deve enviar para o e-mail da secretaria do PPGCOM  os seguintes documentos:

a) Arquivo em PDF ÚNICO e nesta ordem:

1) Histórico escolar (instruções para emissão CLIQUE AQUI);    
2) Cópia da carteira de identidade ou carteira profissional (alunos estrangeiros, anexar cópia do passaporte e do registro nacional de estrangeiro);
3) Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento (caso o ex-aluno apresente certidão de união estável, deve-se incluir a certidão de nascimento para comprovação de filiação).
4) Cópia do diploma de Graduação;
5) Atestado de depósito da versão digital da dissertação/tese emitida pelo Repositório Institucional da UFMG (INSTRUÇÕES PARA DEPÓSITO);
6) Atestado de entrega da cópia física da dissertação/tese da Biblioteca da FAFICH (acesse o site  www.fafich.ufmg.br/biblioteca/  para mais informações);
7) "Nada consta" emitido pela Biblioteca da FAFICH;
8) Requerimento em caráter prioritário preenchido e com justificativa (SOMENTE PARA URGÊNCIA). Anexar nele algum documento que comprove a urgência.  Para baixar o requerimento acesse o  Site do DRCA.


b) Arquivo único em formato .doc ou similar:

- Título do trabalho
- Resumo e palavras-chave
- Abstract e keywords



EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADO (Pós-Doutorado)


Para solicitar o CERTIFICADO DE PÓS-DOUTOR(A), o(a) egresso (a) precisa enviar para a secretaria do PPGCOM os seguintes documentos em PDF ÚNICO e na seguinte ordem:

a) relatório sucinto e fundamentado sobre as atividades realizadas, acompanhada de sua produção intelectual no período (relatório com  03 páginas no máximo);
b) identidade (frente e verso);
c) cópia da certidão de nascimento ou casamento.

EXPEDIÇÃO DE CERTIFICADO (Especialização)

Para solicitar o CERTIFICADO DE ESPECIALISTA, o(a) egresso (a) precisa enviar para a secretaria do PPGCOM os seguintes documentos em PDF ÚNICO e na seguinte ordem:

1. Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso);
2. Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
3. Cópia da Certidão de nascimento ou casamento (no caso de alteração no sobrenome);
4. Se teve monografia, entregar a versão eletrônica na biblioteca digital (Repositório da UFMG);
5. "Nada consta" da Biblioteca da Fafich e também da FUNDEP.



GUIA UFMG

Aqui vc encontra um guia com informações importantes para a sua jornada na Universidade Federal de Minas Gerais. Entenda as normas, os espaços, as ações afirmativas e o cotidiano da UFMG. Acesse www.ufmg.br/viverufmg/

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar - CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG
CONTATO: (31) 3409-5072 / E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br