Atendimento

 SECRETARIA DO PROGRAMA (sala 4234): atendimento presencial às terças e sextas, de 13h às 15h.

A Secretaria do PPGCOM/UFMG está atualmente sob responsabilidade dos funcionários técnico-administrativos Elaine Aparecida Martins e Silas Lopes. O setor é responsável pela implementação e acompanhamento de diferentes processos acadêmicos e institucionais, envolvendo discentes, docentes, público externo, outros órgãos e setores da UFMG e agências de fomento. Parte significativa desses processos é conduzida de modo online, através de canais de atendimento digitais (Moodle, página do Programa, e-mail).

Contatos: Telefone: (31)3409-5072 -  E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br


CAPG-CENTRAL DE ATENDIMENTO DAS PÓS-GRADUAÇÕES (sala 2027): atendimento presencial de segunda à sexta de 08h às 22h.
Os secretários do PPGCOM  atendem na Central da Pós nas segundas e quartas-feiras, de 16:00 às 22:00 hs.

Serviços prestados na central: Emissão do comprovante de matrícula em disciplinas do curso ou em eletivas de cursos da Fafich, acerto de matrícula, emissão de históricos, emissão de declarações de disciplinas isoladas ou eletivas, declaração de conclusão de curso, retirada de diplomas e certificados; retirada de carteira de estudante; empréstimos e devoluções de chaves e equipamentos, projetores etc.

Contatos: Telefone: (31) 3409-5085 - E-mail: centralposgrad@gmail.com 


CANAIS DIGITAIS DE ATENDIMENTO

MOODLE do PPGCOM/UFMG

Serviços disponíveis: 1. Solicitações ao Colegiado de extensão de prazo, trancamento total, etc. 2. envio do relatório anual discente, 3. envio comprovante de exame em língua estrangeira, 4. envio do plano de trabalho do estágio em docência e do relatório de estágio docente; 5. pedidos de aproveitamento de créditos em disciplinas e em atividades complementares. etc. O acesso é via o minhaUFMG acessando a pasta COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO.


ACESSO RESTRITO À PAGINA DO PPGCOM/UFMG


No acesso restrito do site do PPGCOM são feitas as solicitação de bolsas de pesquisa e solicitação de estágio em docente I e II (monitoria).


SISTEMA DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS DA PÓS-GRADUAÇÃO

Serviços: a) emissão de histórico escolar (autenticável através de QRCode), b) consulta de oferta de atividades (disciplinas) de todos os cursos de pós-graduação da UFMG; e c) consulta da Grade Curricular do curso.


OUTRAS INFORMAÇÕES

a) Informações sobre registro prévio (de novos/as alunas/os) e data de matrícula "ON LINE" (ingressantes e veterana/os) são enviadas por email pela Secretaria. Para acessar o manual de  matrícula On Line da Pós-Graduação clique aqui

b) Comprovante e declarações de disciplinas isoladas solicitar pelo e-mail ppgcom@fafich.ufmg.br - Mais informações sobre disciplinas Isoladas clique aqui clique aqui.

c) Agendamento de defesas e de exames de qualificação: 

c.1) A/o discente deve fazer a solicitação de agendamento através do sistema MinhaUFMGPara ser validado, o agendamento deve ser aprovado pela orientação e pela Coordenação do PPGCOM. 

c.2) Caso a banca seja presencial ou híbrida, cabe a/o aluna/o e orientação agendaram uma sala. Recomenda-se o uso da sala 3005 (agende aqui. Para reservar a sala 3100 ou a sala 2, contactar o Almoxarifado Técnico do Departamento de Comunicação Social. Para reservar um auditório ou outra sala da FAFICH, entrar em contato com a Gerência Administrativa  da Unidade.

c.3) Como as defesas de teses e dissertações são sessões públicas, o número da sala ou a URL da sessão on line de defesa deve ser informada previamente no momento da marcação no minhaUFMG, ou ainda, caso necessário, informada por e-mail para a secretaria do PPGCOM para divulgação.


d) Informações sobre o autoarquivamento da dissertação ou da tese no Repositório Institucional da UFMG clique aqui

e) Informações sobre o processo seletivo  clique aqui 


f)
Para solicitar a EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA enviar para o e-mail da secretria do PPGCOM  os seguintes documentos:

f.1) Arquivo em PDF ÚNICO e nesta ordem:

1) Histórico escolar (instruções para emissão clique aqui);    
2) Cópia da carteira de identidade ou carteira profissional (alunos estrangeiros, anexar cópia do passaporte e do registro nacional de estrangeiro);
3) Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento (caso o ex-aluno apresente certidão de união estável, deve-se incluir a certidão de nascimento para comprovação de filiação).
4) Cópia do diploma de Graduação;
5) Atestado de depósito da versão digital da dissertação/tese emitida pelo Repositório Institucional da UFMG (instruções para o depósito);
6) Atestado de entrega da cópia física da dissertação/tese da Biblioteca da FAFICH;
7) "Nada consta" emitido pela Biblioteca da FAFICH;


f.2) Arquivo único em formato .doc ou similar:

- Título do trabalho
- Resumo e palavras-chave
- Abstract e keywords

Informações sobre expedição de diploma em caráter de urgência, acessar o SITE DO DRCA

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar - CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG
CONTATO: (31) 3409-5072 / E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br