Disciplinas isoladas - Informações gerais
Consultar
oferta |
resultados
O que é Disciplina Isolada na UFMG?
É a matrícula permitida a pessoas não pertencentes ao corpo discente da UFMG, em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento. Na Pós-Graduação é permitida a pessoas que já concluíram curso de graduação.
A inscrição em disciplinas Isoladas do PPGCOM/UFMG deve ser feita por meio do preenchimento, na data prevista pelo Calendário da UFMG, de um
Requerimento Online de Matrícula em Disciplinas Isoladas vinculado a este website. No PPGCOM os interessados só podem solicitar (01) uma disciplina por semestre.
DISCIPLINAS ISOLADAS PARA O 2º SEMESTRE DE 2025
Os requerimentos de matrícula em isoladas, para o 2º semestre letivo de 2025, poderão ser feitas, unicamente no dia 18 de AGOSTO de 2025 (segunda-feira), das 00:00 h até às 23:59 h, via LINK de acesso, que ficará disponível, durante todo o dia na página inicial do PPGCOM.
No dia do requerimento (para agilizar) o candidato deverá ter em mãos os seguintes documentos digitalizados para envio: 1. Arquivo do currículo Lattes ou Vitae; 2. Arquivo do histórico de graduação e 3. Arquivo do comprovante de colação de grau (diploma ou declaração). No PPGCOM os interessados só podem solicitar (01) uma disciplina por semestre.
DISCIPLINAS/VAGAS
Relação de disciplinas ISOLADAS com vagas para 2025/2: EM BREVE!
Programas das disciplinas de 2025/2: EM BREVE!
CRONOGRAMA:
Dia 18/08/2025 (segunda-feira), das 00:01 até as 23:59 horas: inscrições via
LINK no site do PPGCOM.
Dia 21/08/2025 (quINta-feira): resultado dos pedidos de Isoladas.
De 21/08 a 25/08/2025 (quinta-feira a segunda-feira): os candidatos aprovados deverão solicitar a efetivação da matrícula com o seguinte procedimento: com o código/número do seu protocolo, retorne a
página de inscrição, e envie os documentos restantes em um único arquivo (PDF único): 1. comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU); 2. cópia da cédula de identidade; 3. cópia do CPF e 4. comprovante de endereço. Observação: a secretaria do PPGCOM enviará aos alunos aprovados, por e-mail, o comprovante de matrícula à medida que os pedidos forem efetivados.
INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO E PAGAMENTO DA GRU
O pagamento da Taxa de Matrícula (via GRU), no valor de R$ 194,57, deverá ser feito somente após o resultado da seleção, pelos(as)
candidatos(as) aprovados(as). Servidores da UFMG tem isenção da taxa.
Instruções de preenchimento:
CLIQUE AQUI
Para gerar a GRU
CLIQUE AQUI
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO (HISTÓRICO)
No final do semestre, após a conclusão da disciplina, o interessado poderá solicitar o
Certificado de Conclusão da disciplina, no e-mail
ppgcom@fafich.ufmg.br .