Selo PPGCOM

Criado em 2014, o Selo Editorial PPGCOM/UFMG (www.seloppgcomufmg.com.br) consolidou-se como uma ação de solidariedade, nucleação e visibilidade através da publicação de livros (integrais e em coletâneas) gratuitos e de acesso livre, que promovem a difusão, a públicos mais amplos, do conhecimento produzido por pesquisadoras e pesquisadores da Comunicação. Registrado oficialmente como um projeto de extensão, o Selo PPGCOM envolve docentes, pós-graduandos e graduandos em um intenso e rico processo editorial acadêmico, configurando-se como um espaço de publicação inédito no Brasil e destinado à área da Comunicação como todo.

No quadriênio 2021-2024, o Selo lançou 107 livros (média de 27 livros/ano) e ainda 3 novas coleções: “Trajetos”, voltada para a memória do campo da Comunicação e das Humanidades, com perfis, bios, memoriais e trajetórias diversas de pesquisadoras e pesquisadores, de grupos de pesquisa e instituições que contribuem para a conformação da pesquisa e da pós-graduação nessas áreas; “Limiares”, com produções que se desenvolvem nas fronteiras epistêmicas e de escrita dos saberes em Comunicação; e “Sala de aula”, com livros didáticos para a graduação produzidos por pesquisadores/as que atuam na pós-graduação.

Foram desenvolvidas, no quadriênio, 2 ações indutoras, todas de caráter inédito na área: uma Chamada de livros oriundos de teses e dissertações, em 2022; e a Chamada de Livros Didáticos, com o perfil da coleção “Sala de Aula”, em 2024.

Além dessas ações editoriais, o Selo desenvolveu, no quadriênio, um plano de comunicação e divulgação científica, de modo não só ampliar o acesso e a difusão dos livros quanto para tornar mais acessível o conhecimento produzido na pós-graduação brasileira. Além das ações regulares em mídias sociais, como Facebook e Instagram, o Selo desenvolveu uma diversidade de produtos, todos de acesso livre e gratuito: a) a série “Diálogos”, “lives” com autoras/es, no canal do PPGCOM/UFMG; b) a “Carta ao Selo”, newsletter, com lançamentos e informações diversas; c) o podcast “Orelha”, com os debates das “lives”, disponível em plataformas digitais. Foram ao todo produzidas 10 lives; 1 temporada do podcast (com 5 episódios) e 8 newsletters.

Todo esse material está disponível gratuitamente também na página do Selo, na seção Miolos (www.seloppgcomufmg.com.br/miolos). A atenção à divulgação científica, além dessas ações, levou à promoção do I Ciclo de Debates Selo PPGCOM “Editar livros, circular conhecimentos”. O Ciclo de Debates reuniu 11 especialistas (pesquisadores e editores independentes), para refletir sobre os desafios da divulgação científica e do acesso ao livro no Brasil, hoje.

O papel do Selo foi reconhecido pela Fapemig, que contemplou a iniciativa no âmbito do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas e ações voltadas para a divulgação dos resultados de pesquisa do Estado de Minas Gerais (Chamada 08/2023). Desde 2024, o Selo passou a contar também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão/UFMG, através do seu programa de bolsas. Isso foi possível porque o Selo é, além de uma ação de extensão (registro Siex 403587), também um espaço de formação e articulação com a graduação. Participam da equipe do Selo, em diferentes funções (diagramação, comunicação, produção editorial), discentes vinculados ao PPGCOM e aos cursos de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Artes Visuais da UFMG.

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar - CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG
CONTATO: (31) 3409-5072 / E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br