UFMG

Selo PPGCOM

O SELO PPGCOM destina-se à publicação de livros (integrais e em coletâneas) que não são facilmente acolhidos pelas editoras tradicionais, mas que promovem a inserção social do Programa, assim como a difusão, a públicos mais amplos, do conhecimento produzido por seus pesquisadores, professores permanentes ou colaboradores, mestrandos, doutorandos e egressos. O Selo conta com Conselho Editorial e Conselho Científico. Todas as obras publicadas serão gratuitas e de livre acesso no site do SELO.

Para ter acesso ao acervo do SELO PPGCOM clique aqui

História do Selo PPGCOM


A ideia do Selo surgiu em uma reunião de colegiado, realizada em 2014, quando discutimos acerca de como conferir maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por discentes e docentes do programa, além de promover uma maior circulação desses trabalhos no âmbito do Programa e fora dele. O Selo teria como objetivo publicizar versões de Teses, dissertações, ensaios acadêmicos e livros de autoria coletiva que definem o trabalho cotidiano de professores e alunos de nosso PPG, e que dão forma à concepção específica de comunicação que nos integra. Percebemos que esses trabalhos demoravam a alcançar conhecimento coletivo e a dialogar mais amplamente com os alunos de graduação em nossa prática docente.

O Selo surgiu, então, como um projeto destinado à publicação de obras que, não sendo facilmente acolhidas por editoras tradicionais, promovem a difusão e a inserção social do conhecimento produzido pela Pós-Graduação, com especial atenção ao seu potencial impacto no ensino de graduação. Ele teria como objetivo central não reproduzir mecanicamente o que geramos em nossas pesquisas, mas traduzir esses resultados, recriá-los, reconstituir encontros, criação de conhecimento em textos pensados para circularem online, com disponibilidade irrestrita para alunos de graduação e pós, com apelo para outros colegas, de outras instituições, de maneira a instaurar interfaces e entrecruzamentos, permitindo a reverberação das pesquisas para além dos âmbitos tradicionais de sua apresentação e discussão.

Uma primeira tentativa de concretizar essa ideia ocorreu, portanto, durante a gestão do prof. André Brasil na coordenação da pós tendo o prof. Bruno Leal como seu vice - e foi levada à frente pelo primeiro coordenador do Selo, o prof. Bruno Leal que, com a ajuda de Marco Severo e da Olívia Binotto, fizeram todo um fino trabalho de elaboração das diretrizes editoriais, de criação da marca e do projeto gráfico.

Convidamos, em 2014, colegas professores de várias instituições para integrar o comitê científico do Selo e, com vários elogios à iniciativa, cerca de 30 professores aceitaram prontamente a tarefa de colaborar conosco. Os convites respeitaram uma composição que representasse as várias perspectivas de pesquisa do PPGCOM: imagem, cinema, texto, política, estética, estudos culturais, pragmatismo, novas mídias e espaço urbano, mobilização social.

Em dezembro de 2015 foi realizado o lançamento da primeira coleção de ebooks do Selo: gratuitos e disponíveis através do site www.seloppgcom.fafich.ufmg.br

A primeira coleção do Selo PPGCOM/UFMG trouxe a público as seguintes obras:- 'Trajetória, conceitos e pesquisa em Comunicação', organizado por Vera França, Bruno Martins e André Melo;- 'O hip hop e a intermitência política do documentário', de Victor Guimarães- 'Astroturfing: lógicas e dinâmicas de manifestações de públicos simulados', de Daniel Reis Silva- 'Limiar e partilha: uma experiência com filmes brasileiros', organizado por Roberta Veiga, Carla Maia e Victor Guimarães- 'Fissuras no espelho realista do jornalismo: a narratividade crítica em Barcelona', de Phellipy Pereira Jácome.


Em 2015, a coordenação do selo fica a cargo da profa. Ângela Marques (então sub-coordenadora do Selo) e do prof. Bruno Martins. De modo a auxiliar a reconfigurar a proposta editorial e gráfica do selo, foi convidado o doutorando Bruno Menezes, que se juntou à equipe editorial em junho de 2016. As bolsistas Ana Maiolino e Olívia Binotto, com o auxílio e supervisão de Bruno Martins, pensaram em um projeto gráfico específico, que conferisse maior destaque ao conteúdo das obras e a seus autores, privilegiando uma capa mais limpa, com destaque para o trabalho tipográfico e elementos visuais marcantes de uma coleção.

Em 2018, a coordenação do SELO passa a ser exercida pelos professores Bruno Leal e Nísio Teixeira.

Descrição das coleções


Tese

Esta coleção reúne teses de doutorado defendidas no PPGCOM-UFMG e que foram selecionadas para publicação porque receberam algum tipo de premiação ou foram avaliadas como relevantes e inovadoras por pareceristas do selo editorial. O objetivo é tornar amplamente acessíveis pesquisas de grande fôlego, realizadas a longo prazo e de reconhecido mérito social, científico e cultural.

Dissertação

Esta coleção dedica-se a publicar dissertações desenvolvidas por mestres formados pelo PPGCOM-UFMG. A seleção é realizada a partir da avaliação pelo corpo de pareceristas do selo, e visa contemplar os trabalhos indicados como os mais representativos das abordagens adotadas nas três linhas de pesquisa que atualmente articulam docentes e discentes no Programa.

Arguição

Esta coleção foi concebida para registrar e difundir encontros raros entre professores de diferentes universidades. Pretende-se reverberar os olhares e questionamentos ímpares que compõem este momento único da crítica acadêmica com a transcrição das defesas de teses e dissertações ocorridas no PPGCOM-UFMG.

Olhares Transversais

Esta coleção agrupa obras resultantes de parcerias e cooperações acadêmicas entre o PPGCOM-UFMG e outras universidades nacionais e internacionais, cujos projetos deram origem a textos comuns, abordagens cruzadas e aproximações conceituais marcadas pelo delicado jogo das dissonâncias.

Ensaio

Esta coleção procura acolher textos de docentes e discentes do PPGCOM-UFMG que, com originalidade e ousadia, compõem reflexões problematizadoras e críticas de aspectos comunicacionais e relacionais de nossas práticas, pesquisas e atuações fronteiriças e plurais.

Contato
ppgcom@fafich.ufmg.br

(31) 3409-5072

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar
CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG