Ações Afirmativas

O PPGCOM/UFMG tem como política permanente o apoio às ações afirmativas na pós-graduação e é um dos PPGs pioneiros, no âmbito da UFMG, na discussão e adoção de ações que visem reduzir as desigualdades históricas de acesso ao ensino superior no Brasil.

Desde 2017 - ano em que a UFMG regulou a Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na Pós-Graduação stricto sensu -, o PPGCOM reserva metade das vagas do processo seletivo para mestrado e doutorado para pessoas autodeclaradas negras 

A partir de 2018, passou a ser lançado também um edital suplementar para a seleção de candidatos indígenas e pessoas com deficiência.

Para assegurar melhores condições de permanência no PPGCOM para as e os discentes cotistas, o Colegiado do PPGCOM incluiu na sua Resolução sobre Concessão e renovação de bolsas de pesquisa (arquivo .PDF) a reserva de pelo menos 50% das bolsas de mestrado e doutorado para ações afirmativas e vagas suplementares (quando houver demanda). Nos últimos processos seletivos, todas/os discentes aprovadas/os através de ações afirmativas que solicitaram bolsas foram contempladas/os.

No processo seletivo conduzido em 2020 (ingresso em 2021), o PPGCOM passou a contar, de modo pioneiro na UFMG, com um procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, em consonância com a Portaria Normativa n° 4 de 06/04/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Uma Comissão de Heteroidentificação composta por docentes e discentes foi nomeada e recebeu treinamento oferecido pela Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão (CPAAI) da UFMG.

Ações

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar - CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG
CONTATO: (31) 3409-5072 / E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br