UFMG

Programa - Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG iniciou suas atividades em 1995, com o curso de Mestrado (Resolução n.13/94, de 29/09/1994, do Conselho Universitário) e teve a qualidade de sua proposta reconhecida pela CAPES já nas primeiras avaliações às quais foi submetido, obtendo conceito 4 no biênio 1996-1997 e conceito 5 no triênio 1998-2000.

No ano de 2003 foi criado o curso de Doutorado (Resolução n.06/03, de 21/08/2003), também recomendado no nível de excelência pela CAPES, recebendo nota 5, avaliação confirmada nos triênios 2004-2006 e 2007-2009. O Programa possui uma única área de concentração, denominada Comunicação e Sociabilidade Contemporânea, à qual se vinculam três linhas de pesquisa: Processos Comunicativos e Práticas Sociais; Textualidades Midiáticas e Pragmáticas da Imagem.

No triênio de 2010 a 2012, o Programa recebeu a nota 6, reconhecimento de sua consistente produção intelectual, sua inserção social e seu processo de internacionalização em crescente consolidação. A avaliação quadrienal de 2013 a 2017 atribuiu novamente a nota 6 ao Programa, confirmando a consolidação de sua trajetória, sobretudo no que se refere a esses três tópicos.

Em 2017, o PPGCOM foi agraciado com o Prêmio Capes de Teses na Área de Comunicação e Informação (Tese de Mariana Souto, orientada pela profa. Cláudia Mesquita e Co-orientada por Ângela Marques). Em 2018, o PPGCOM venceu dois prêmios importantes: Grande Prêmio UFMG de Teses no grupo de Grandes Áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Línguística, Letras e Artes; e Prêmio CAPES de Teses 2018 - Melhor Tese na área de Comunicação e Informação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (ambos acordados à Tese de Daniel Reis Silva, orientada pelo prof. Márcio Simeone)

Mestrado

O curso de Mestrado tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, possibilitando o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa em áreas específicas da Comunicação Social. O curso envolve a preparação obrigatória de dissertação, a partir de um qualificado exercício de pesquisa, que compreende revisão bibliográfica adequada, domínio do estado da arte na área de investigação, capacidade de sistematização e uso de metodologia pertinente.

O curso de Mestrado deve ser realizado no prazo mínimo de 12 meses e, no máximo, de 24 meses. Os dois primeiros semestres destinam-se ao cumprimento dos créditos e à finalização do projeto de pesquisa. Os dois semestres seguintes destinam-se à realização do trabalho de pesquisa, preparação e defesa da dissertação. Exige-se o cumprimento do número mínimo de 20 créditos. As aulas do curso de Mestrado são ministradas normalmente no período da tarde (14h às 18h), mas eventualmente algumas disciplinas podem ser oferecidas à noite.

Para obter o grau de Mestre em Comunicação Social, o estudante deverá cumprir as seguintes exigências:

a) obedecer o prazo mínimo e máximo do curso;
b) integralizar os créditos mínimos do curso;
c) ser aprovado no exame de qualificação;
d) ser aprovado na defesa pública da dissertação.

Doutorado

O Doutorado tem por objetivo o desenvolvimento da habilidade de conduzir, com autonomia, pesquisa original em áreas específicas da Comunicação Social. O curso de Doutorado envolve a preparação obrigatória de tese, resultante de revisão bibliográfica aprofundada, com sistematização do estado de investigação no âmbito do estudo pretendido, o planejamento e a condução do trabalho de pesquisa necessariamente original.

O curso de Doutorado deverá ser realizado no prazo mínimo de 24 meses e, no máximo, de 48 meses. Os três primeiros semestres destinam-se ao cumprimento dos créditos e à elaboração do projeto de pesquisa. Os cinco semestres seguintes destinam-se à realização da pesquisa, preparação e defesa da tese. Exige-se o cumprimento do número mínimo de 16 créditos, que devem ser integralizados da seguinte maneira: 8 créditos integralizados em Formação Obrigatória e 8 créditos integralizados em Formação Complementar. As aulas do curso de Doutorado são ministradas no período da tarde (14h às 18h), As aulas do curso de Mestrado são ministradas normalmente no período da tarde (14h às 18h), mas eventualmente algumas disciplinas podem ser oferecidas à noite.

Para obter o grau de Doutor em Comunicação Social, o estudante deverá satisfazer as seguintes exigências:

a) obedecer o prazo mínimo e máximo do curso;
b) integralizar os créditos mínimos do curso;
c) ser aprovado em exame de qualificação;
d) ser aprovado na defesa pública da tese.

Contato
ppgcom@fafich.ufmg.br

(31) 3409-5072

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar
CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG