Apresentação

Vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG iniciou suas atividades em 1995, com o curso de Mestrado (Resolução n.13/94, de 29/09/1994, do Conselho Universitário). Já o Doutorado foi criado em 2003 (Resolução n.06/03, de 21/08/2003).

A área de concentração é COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE CONTEMPORÂNEA, que se desdobra, desde 2021, em quatro linhas de pesquisa:

- Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades
- Pragmáticas da Imagem
- Processos Comunicativos e Práticas Sociais
- Textualidades Mediáticas

O PPGCOM é considerado um programa de excelência internacional (nota 6 nas avaliações quadrienais 2010-2012 e 2013-2016 da CAPES) e mantém diálogos com diferentes instituições de pesquisa no Brasil e no exterior (ver Cooperações).

Destacam-se também o envolvimento do Programa em ações de ensino e de extensão, assim como seu compromisso institucional com as políticas de ações afirmativas.

O corpo docente do Programa é altamente qualificado, com pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas de formação e grande diversidade de temas e de grupos de pesquisa.

A qualidade das pesquisas desenvolvidas no PPGCOM é comprovada, por exemplo, pelas constantes premiações atribuídas por diferentes instituições científicas (CAPES, Compós, SBPJor, entre outras) às teses e dissertações defendidas pelo corpo discente do Doutorado e do Mestrado.

Mestrado


O curso de Mestrado tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, possibilitando o desenvolvimento da habilidade de executar pesquisa em áreas específicas da Comunicação Social. O curso envolve a preparação obrigatória de dissertação, a partir de um qualificado exercício de pesquisa, que compreende revisão bibliográfica adequada, domínio do estado da arte na área de investigação, capacidade de sistematização e uso de metodologia pertinente.

O Mestrado deve ser realizado no prazo mínimo de 12 meses e, no máximo, de 24 meses. Os dois primeiros semestres destinam-se ao cumprimento dos créditos e à finalização do projeto de pesquisa (ver Estrutura Curricular). Os dois semestres seguintes destinam-se à realização do trabalho de pesquisa, preparação e defesa da dissertação. Exige-se o cumprimento do número mínimo de 20 créditos. As aulas do curso de Mestrado são ministradas normalmente no período da tarde (14h às 18h), mas eventualmente algumas disciplinas podem ser oferecidas à noite.

Desde 2019, o edital anual de Seleção contempla 30 vagas de mestrado, que são divididas pelas quatro linhas de pesquisa do PPGCOM. Metade dessas vagas são reservadas para cotistas candidatos autodeclarados negros. Indigenas e pessoas com deficiência são comtempladas em um edital complementar (ver Ações Afirmativas)

Doutorado


O Doutorado tem por objetivo o desenvolvimento da habilidade de conduzir, com autonomia, pesquisa original em áreas específicas da Comunicação Social. O curso de Doutorado envolve a preparação obrigatória de tese, resultante de revisão bibliográfica aprofundada, com sistematização do estado de investigação no âmbito do estudo pretendido, o planejamento e a condução do trabalho de pesquisa necessariamente original.

 O curso de Doutorado deverá ser realizado no prazo mínimo de 24 meses e, no máximo, de 48 meses. Os três primeiros semestres destinam-se ao cumprimento dos créditos e à elaboração do projeto de pesquisa. Os cinco semestres seguintes destinam-se à realização da pesquisa, preparação e defesa da tese. Exige-se o cumprimento do número mínimo de 16 créditos, que devem ser integralizados da seguinte maneira: 8 créditos integralizados em Formação Obrigatória e 8 créditos integralizados em Formação Complementar (ver Estrutura Curricular).

As aulas do curso de Doutorado são ministradas normalmente no período da tarde (14h às 18h), mas eventualmente algumas disciplinas podem ser oferecidas à noite.

Desde 2019, o edital anual de Seleção contempla 20 vagas de doutorado, que são divididas pelas quatro linhas de pesquisa do PPGCOM. Metade dessas vagas são reservadas para cotistas candidatos autodeclarados negros. Indigenas e pessoas com deficiência são comtempladas em um edital complementar (ver Ações Afirmativas)

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)
Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar - CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG
CONTATO: (31) 3409-5072 / E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br