Autoavaliação

O PPGCOM iniciou em 2017 a implantação de uma política de autoavaliação, o que incluiu não apenas concepção, proposição e implantação de diferentes instrumentos, mas também um planejamento baseado em 07 eixos norteadores, a saber: Vocação e identidade do Programa, Formação: corpo discente e egressos, Corpo docente, Produção intelectual, Extensão e diálogo com a sociedade, Internacionalização, Corpo técnico-administrativo e Relações Institucionais.

Para a quadrienal 2021/2024, a principal inovação na política de autoavaliação do PPGCOM/UFMG se deu a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica da Pós-Graduação divulgados em 2023 pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFMG (ver documento “Relatório Técnico Avaliação Diagnóstica da Pós-graduação 2019-2021”)

Além disso, cada um dos 90 PPGs da UFMG recebeu um relatório específico contendo uma síntese dos dados quantitativos e qualitativos apurados junto aos seis segmentos escutados na avaliação. O relatório específico do PPGCOM/UFMG e suas recomendações foi o ponto de referência para discussões travadas no Colegiado no primeiro semestre de 2023, em um processo que culminou na aprovação, em junho daquele ano, do Plano Estratégico do PPGCOM/UFMG 2023/2026 (arquivo .pdf)

Outra ação decorrente da Avaliação Diagnóstica da Pós-Graduação na UFMG foi a reformulação da comissão de autoavaliação do PPGCOM. A mesma é hoje composta por um/a representante da coordenação anterior do PPG, por um/a representante docente (indicada/o pelo Colegiado mediante consulta às/aos professores), por um/a representante do corpo discente (indicada/o pelo Colegiado mediante consulta ao corpo discente seguindo os mesmos trâmites da indicação da representação discente no Colegiado) e por um/a docente externo à UFMG (indicada/o pelo Colegiado) (ver composição atual na página Comissões da Pós-Graduação)


Principais resultados da autoavaliação diagnóstica


1) Estrutura do Programa

Com o intuito de verificar as estratégias que o PPG em Comunicação Social adota para se manter atualizado, foram avaliadas as percepções dos vários segmentos em relação à adequação e à atualização da estrutura curricular do Programa, à infraestrutura disponível para a realização de pesquisa, às áreas em que o PPG desenvolve ações de inovação e à existência de um planejamento estratégico no PPG.

A avaliação diagnóstica aferiu que o PPG em Comunicação Social possui uma estrutura curricular considerada atual e adequada à formação discente por 80% dos coordenadores, 71% dos docentes e 88% dos discentes. A infraestrutura disponível foi considerada adequada para realização dos projetos de pesquisa dos discentes por 40% dos coordenadores, 37% dos docentes e 69% dos discentes.

Os respondentes de todos os segmentos são unânimes em afirmar que o PPG em Comunicação Social desenvolve principalmente ações de inovação metodológica, seguida por inovação social, cultural, científica e, em menor escala, inovação pedagógica. Além
disso, os respondentes entendem que o Programa tem pouca abrangência quanto à inovação tecnológica.

Em síntese, a avaliação diagnóstica indica que a percepção dos vários segmentos que responderam aos questionários indica que o PPG em Comunicação Social possui estrutura curricular adequada e atual, oferece infraestrutura para a realização de pesquisas que resultam em dissertações e teses alinhadas com o estado da arte da área, desenvolve ações de inovação metodológica, social, cultural e científica e poderia ampliar a divulgação e discussão de seu planejamento estratégico junto à comunidade, pois já vem sendo realizado segundo a maior parte dos respondentes.


2) Corpo Docente

As respostas aos questionários aplicados pela PRPG mostram que três entre cinco coordenadores e 50% dos docentes concordam que a política de credenciamento docente do PPG visa à sustentabilidade do Programa no futuro. Além disso, 88% dos docentes acreditam ter total conhecimento das regras de credenciamento docente no PPG em Comunicação Social e, outros 12%, conhecimento parcial. Ainda, 50% dos docentes consideram que tais regras são adequadas.

Todos os coordenadores respondentes consideram que têm conhecimento total ou razoável das normas e regulamentos relacionados à pós-graduação na UFMG e todos sentem-se preparados para lidar com os conflitos inerentes ao cargo (docente, discente e secretaria). 67% dos docentes credenciados consideram que o Programa está preparado para mediar conflitos e 92% dos docentes indicam que atuam de maneira adequada na mediação de conflitos com os integrantes do PPG.


3) Corpo Discente

O preenchimento das vagas disponibilizadas tem sido efetivo no PPG em Comunicação Social sugerindo um bom dimensionamento no número de vagas ofertadas no mestrado e no doutorado.

Os discentes do PPG em Comunicação Social têm marcadamente formação na mesma área do Programa. Cerca de 75% dos mestrandos que responderam ao questionário têm graduação na mesma área do Programa e, dos 56 doutorandos que responderam ao questionário, 48 (86%) têm graduação na mesma área do Programa. Entre os 56 doutorandos respondentes, 46 (82%) fizeram mestrado na mesma área do doutorado.

Mais de 82% dos discentes consideram como positivas as relações entre docentes e discentes e 69% dos discentes avaliam como positivas as relações entre discentes e a secretaria. Os residentes pós-doutorais consideram como positivas as relações com discentes, docentes e a secretaria. Consideram, ainda, satisfatória a relação com o docente supervisor e consideram também que o PPG em Comunicação Social faz uma boa mediação dos conflitos entre supervisores e residentes pós-doutorais.


4) Inserção do Programa

O PPG em Comunicação Social é, segundo todos os segmentos, um programa acadêmico com forte inserção nacional. Quatro entre cinco coordenadores, a totalidade dos servidores técnicos-administrativos, 88% dos docentes, 53% discentes e um entre dois residentes pós-doutorais definiram o caráter e a vocação principal do PPG como nacional.

No entanto, 44% dos respondentes do corpo discente indicaram a atuação do PPG em Comunicação Social como principalmente internacional.

Para todos os coordenadores, 58% dos docentes, 41% dos discentes e um entre dois servidores técnico-administrativos, o PPG em Comunicação Social tem forte inserção no mercado de trabalho. Já um entre dois residentes pós-doutorais discorda, assim como 19% dos discentes; 38% dos discentes são neutros, nem concordando nem discordando.

O PPG em Comunicação Social tem atuação em políticas públicas de acordo com três entre cinco coordenadores, 42% dos docentes e 58% dos discentes. Além disso, 46% dos docentes e 44% dos discentes indicam que, nos projetos que desenvolvem no PPG, há formas de participação em políticas públicas.


5) Outros aspectos relevantes da dinâmica do Programa

Entre os cinco coordenadores respondentes, quatro concordam que haja apoio administrativo da Direção da Unidade Acadêmica e também concordam que há apoio administrativo da PRPG; um entre os coordenadores é neutro. Já os dois servidores técnico-administrativos respondentes, no geral, concordam que há apoio institucional da PRPG (Assessoria Acadêmica, Assuntos Internacionais, Secretaria Administrativa e de Gabinete, Setor de Diplomas, Setor de Bolsas e Setor Financeiro) e suficiência de recursos materiais. Em relação aos sistemas de informação usados pela secretaria, um respondente servidor técnico-administrativo afirma que são de qualidade e o outro discorda totalmente.

Segundo a maior parte dos respondentes, há ações de recepção dos discentes e o acolhimento discente ocorre de maneira satisfatória. Particularmente, cerca de 96% dos docentes e também 92% dos discentes entendem que a recepção do corpo discente é satisfatória. Em relação à acolhida de docentes, todos os respondentes coordenadores, assim como 67% dos docentes, informam que há ações de recepção do segmento. Já para outros 25% dos docentes, não há ações de recepção. 8% deles não sabem responder.

No que diz respeito ao acolhimento dos servidores técnico-administrativos, três entre cinco coordenadores responderam que o PPG em Comunicação Social tem ações de recepção, enquanto um entre dois servidores técnico-administrativos respondeu que há recepção de servidores técnico-administrativos.

Quatro entre cinco coordenadores têm conhecimento dos mecanismos institucionais da UFMG de acompanhamento da saúde mental dos discentes. Além disso, cerca de 46% dos
docentes, 62% dos discentes e 33% dos residentes pós-doutorais indicam que não sabem informar se o PPG faz uso de tais mecanismos. Cerca de 22% dos discentes, ainda, indicam que o PPG ainda não faz uso desses mecanismos.

Os dois servidores técnico-administrativos informaram que o seu trabalho contribui satisfatoriamente para o desempenho do PPG em Comunicação Social. Destacam, ainda, que a sua contribuição poderia ser aprimorada, principalmente, com a melhoria no espaço físico de trabalho e condições ergonômicas, a melhoria nos recursos de tecnologia da informação, o maior apoio do DRCA, a maior interação com o Departamento e a Unidade e o maior apoio da PRPG/Assessoria Acadêmica e do DRCA.

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH)
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