Notícia

REFERÊNCIA NO DEBATE DAS RELAÇÕES ENTRE IMAGEM, FILOSOFIA E POLÍTICA, MARIE-JOSÉ MONDZAIN ESTARÁ NA UFMG EM NOVEMBRO

A filósofa francesa Marie-José Mondzain, referência internacional nos estudos sobre a imagem, estará na UFMG durante o mês de novembro como catedrática do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT/UFMG). Pesquisadora emérita do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Mondzain dedicou sua obra a investigar o papel das imagens na constituição do sujeito e nas formas de vida contemporâneas.

Na universidade, ela participará de uma série de atividades sobre as potências estéticas, éticas e sociais das imagens no mundo contemporâneo. A programação tem início no dia 7 de novembro, com o encontro “K de Kolônia”, realizado em parceria com o grupo Poéticas da Experiência e outros núcleos de pesquisa da Universidade. No encontro, Mondzain abordará o poder político e simbólico do imaginário colonial, a partir de seu livro K de Kolônia: Kafka e a descolonização do imaginário. Na obra, ela expõe, por meio de duas narrativas visionárias de Franz Kafka (Na colônia penal e O desaparecido), o funcionamento da máquina colonial e nos convida a romper com os dispositivos visuais e narrativos herdados do colonialismo. O evento acontece às 14h30, no auditório 1070 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE/UFMG).

Já nos dias 10 e 11 de novembro, Mondzain conduz o seminário A hospitalidade das imagens, em duas sessões. As discussões, que investigam as dimensões estéticas, éticas, políticas e afetivas do acolhimento nas imagens, ocorrerão respectivamente no Auditório Baesse e no Auditório Bicalho, ambos na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG), das 9h às 12h, com tradução consecutiva.

Como ponto alto de sua estadia, no dia 13 de novembro, Mondzain vai ministrar, a partir das 14h30, no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 da UFMG, a Grande Conferência, intitulada Inteligência Artificial: uma ferramenta do Capital?

A conferência é aberta ao público, mediante inscrições pela plataforma Even3. Serão emitidos certificados de participação. A conferência será em francês, com tradução simultânea. O evento conta com o apoio do programa de pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Na conferência, Mondzain apresentará a abordagem que fundamenta seu livro mais recente Pena capital (Peine Kapital), que endereça uma crítica à “decapitação simbólica” realizada pela Inteligência Artificial, ao capitalismo tecnocrático, à plutocracia digital e ao destino de nossas mentes sob a dominação daqueles que assumem a liderança dos povos que eles colonizam e subjugam.
Além das atividades acadêmicas, a programação inclui uma mostra de filmes comentados pela filósofa, em parceria com o Cine Santa Tereza e o forumdoc.bh.2025. As três sessões vão ocorrer nos dias 18, 19 e 21 de novembro, com exibições e debates sobre obras que dialogam com as ideias de acolhimento e alteridade.

No dia 18, quarta-feira, ela comentará o filme O encantar das folhas , de Pedro Aspahan e César Guimarães, e no dia 19, quinta-feira, participará de sessão comentada de filme (com título a definir). As duas primeiras sessões, das 14h às 18h, terão lugar no Cine Santa Tereza, localizado na Rua Estrela do Sul, no Bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, com tradução consecutiva. a child?”
No dia 21, sexta-feira, Mondzain participará da sessão do filme Nuit Obscure – “Ain’t I , de Sylvain George, como parte da programação do Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. A exibição será das 16h às 20h na Sala Humberto Mauro do Palácio das Artes, localizada na Avenida Afonso Pena, 1537, no Centro, também em Belo Horizonte, e terá tradução consecutiva.

Sobre a catedrática
Filósofa e pesquisadora do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Marie José Mondzain, valendo-se transversalmente dos aportes da filosofia, teologia, antropologia e psicanálise, dedica-se à análise crítica do campo político, cultural e audiovisual contemporâneos a partir das fontes bizantinas do pensamento em torno das imagens, tal como formulado em seu livro seminal, Image, icône, économie (Paris: Seuil,1996). Entre suas publicações mais recentes podemos citar Homo spectator: ver, fazer ver (Lisboa: Orfeu Negro, 2015); Confiscação das palavras, das imagens e do tempo: por uma outra radicalidade (Belo Horizonte: Relicário, 2022); Accueillir: venu(e)s d’un ventre ou d’un pays (Paris: Les liens qui Libérent, 2023); K de Kolônia: Kafka e a descolonização do imaginário (Rio de Janeiro: Contraponto, 2024).

O professor César Guimarães, do Departamento de Comunicação Social da FAFICH, é o anfitrião da professora Marie-José Mondzain na UFMG. O Programa Cátedra FUNDEP/IEAT é promovido pelo IEAT/UFMG e financiado pela Fundação de Apoio da UFMG (FUNDEP).

Assessoria de Comunicação - IEAT/UFMG
PPGCOM/UFMG

 

Baixar arquivo


Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Sala 4234 - 4º Andar - CEP: 31270-901 - Belo Horizonte/MG
Telefone: +55 31 3409 5072 - E-mail: ppgcom@fafich.ufmg.br