Lançada em 2025, a nova identidade do PPGCOM/UFMG é parte das comemorações dos 30 anos do PPG.
A proposta foi desenvolvida sob coordenação do prof. Bruno Martins (ver informações abaixo)
A nova logomarca - em suas diferentes aplicações - e informações adicionais estão no manual de aplicação disponível em https://bit.ly/idvisualPPGCOM.
Também na pasta cima estão os arquivos que permitem a aplicação da nova marca, em suas diferentes versões, em peças gráficas, websites etc.
Nova Identidade — 1995-2025 — PPGCOM UFMG — 30 anos
Histórico e desenvolvimento
Inicialmente a identidade visual do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal e Minas Gerais foi derivada de uma outra identidade desenvolvida para o departamento de Comunicação Social no final dos anos 1990 pelo Atelier de Publicidade. Diante do crescimento da Pós-graduação e de novas demandas de aplicação, especialmente em mídias digitais, em 2024, o coordenador do PPGCom UFMG (Carlos Frederico Brito d’Andrea), solicitou um novo desenho ao professor Bruno Guimarães Martins, atual coordenador do Atelier de Publicidade. Tal solicitação tinha com objetivo lançar a nova identidade juntamente com uma celebração da efeméride de 30 anos de existência do programa.
Como um primeiro passo, a proposta da nova identidade foi discutida em sala de aula no segundo semestre de 2024, entre o professor Bruno Martins e os alunos do Laboratório de Criação Publicitaria. Carlos d’Andrea participou da disciplina brevemente apresentando os desafios e conceitos no programa de pós-graduação em comunicação, revelando-se suas qualidades diversas e múltiplas formas de abordagens. Após este momento inicial, a identidade foi desenvolvida em parceria entre o professor Bruno Martins e Raul Machado, aluno que cursou o referido laboratório.
Conceito e solução visual
Tratado-se de uma assinatura visual que existe há mais de 30 anos decidiu-se por buscar uma solução que dialogasse com as identidades existentes, ou seja, tanto com o primeiro logotipo, quanto com o Selo Editorial do Programa de Pós Graduação, que celebrou 10 anos de existência em 2024 (https://seloppgcomufmg.com.br/). Ambas identidades, seja pelo desenho geométrico ou pelos símbolos tipográficos fazem alusão a elementos e expressões de um rosto, sendo assim, o rosto permaneceu como a referencia às identidades anteriores. Adicionou-se ao rosto elementos gráficos que pudessem demonstrar as qualidades de diversidade dinâmica e transformação, além de uma leitura multidirecional e crítica. Optou-se então por reutilizar alguns símbolos tipográficos replicando a estratégia adotada pelo Selo Editorial, que permite que o logotipo não seja associado a uma forma ou a um objeto especifico, ou seja, assim como a diversidade de abordagens possa ser associado a
Tratando-se de um nome extenso — Programa de Pós-graduação em Comunicação Universidade Federal de Minas Gerais — e sabendo que a sigla também não apresenta facilidade de leitura — PPGCOM UFMG — decidiu-se pela escolha de uma tipografia facilmente reconhecível, com boa legibilidade. O mesmo pode ser dito em relação à escolha das cores principais, pois a combinação do preto e magenta apresenta o contraste necessário para garantir boas reproduções e aplicações em diferentes mídias e suportes.