Notícia
Oficina de metodologia sobre Foucault (profa. Valéria Vilas-Boas, UFS) (15 e 16/09)
Nos dias 15 e 16 de setembro, o PPGCOM recebe a pesquisadora Valéria Vilas-Boas, da Universidade Federal de Sergipe, que irá ministrar a oficina de metodologia "Catedrático, bora discutir Foucault?". O evento será às 18h, no auditório Baesse e é voltado para os discentes do mestrado e doutorado do PPGCOM.
Para participar, basta enviar um e-mail para actoufmg@gmail.com contendo nome completo, número de matrícula, nível de formação e linha de pesquisa. A ação é uma parceria entre os grupos de pesquisa ACTO/UFMG e LAVINT/UFS.
A proposta dessa oficina de metodologia é oferecer a alunos de pós-graduação uma aproximação descomplicada da abordagem foucaultiana de análise do discurso. Atento à necessidade de análise das relação de poder e autoridade no processo histórico, Foucault nos inspira a observar o estabelecimento de continuidades em um discurso, as regras e normas que lhes permitem perpetuação mas também, e sobretudo, os silenciamentos e exclusões que lhe acompanham, as práticas e valores que legitima e as práticas e valores silenciados, não expostos, não discutidos e não valorizados, ainda que sejam constituintes desse discurso. Para Foucault, o discurso não é linguagem, é poder que atravessa aparelhos e instituições sem se localizar neles, mas espalhando-se a partir de inúmeros pontos. A partir da compreensão de que o método e os procedimentos escolhidos para sua aplicação precisam estar em diálogo com a fundamentação teórica e com os objetivos da pesquisa, a proposta aqui é apresentar a análise de discurso de Foucault como uma possibilidade de abordagem de diversos objetos do campo da comunicação. O convite é o de pensar como o poder atravessa nossos objetos e exercitar olhares analíticos a partir da diversidade de questões dos pesquisadores participantes da oficina, incentivando a criação de um repertório metodológico ampliado.
A oficina será ministrada pela professora Valéria Maria Vilas Bôas, pesquisadora do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (Lavints/UFS) e do Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC/UFBA). É também professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma Universidade. Doutora e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia com estágio doutoral pela Université Lumiere Lyon 2 com bolsa Capes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9201685938383434
Bibliografia recomendada para leitura:
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. 254 p. (Coleção campo teórico). ISBN 9788530939663.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 17. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2008. 79 p. (Leituras filosóficas 2).
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2011. 176 p. (Biblioteca de filosofia e história das ciências) Capítulo IV - O dispositivo da sexualidade