Cadastrado por | Bruno Souza Leal |
Tipo |
Internacional |
Título do projeto |
Comunicação e Educação: diálogos interepistêmicos e intermundos |
Resumo do projeto |
Busca-se apreender e refletir sobre as tecnologias digitais como um vetor decisivo e atual, que traz desafios e abriga potencialidades nos processos de formação, inclusive na educação superior, e em comunidades locais/tradicionais. A presença das tecnologias digitais tensionam ainda mais o cenário de países de grande desigualdade social, como Brasil e Moçambique, atuando para acentuar e/ou naturalizar, produzir alienação ou constituir formar de resposta criativa para os diferentes campos problemáticos que constituem o cotidiano desses dois países. A pesquisa em tela se organiza, então, a partir de dois núcleos conceituais, relacionados às tecnologias digitais, aos saberes sociais, ao papel das mídias e aos campos problemáticos da vida social. Propõe-se, para cada um desses núcleos, a realização de estudos de caso pontuais, envolvendo realidades do Brasil e de Moçambique, que contarão com o apoio dos parceiros da Escola Superior de Jornalismo |
Início |
2024 |
Instituições parceiras |
Escola Superior de Jornalismo (ESJ) - Moçambique
|
Fomento |
Edital: 16/2024 - Agência: CNPq |
Docentes do PPGCOM envolvidos |
Bruno Souza Leal (coordenador/a) Geane Carvalho Alzamora Luciana de Oliveira Maria Aparecida Moura Sônia Caldas Pessoa |
Grupos de pesquisa envolvidos |
Afetos: Comunicação, Discursos e Experiências MediaAção - Grupo de pesquisa em Mídia, Semiótica e Pragmatismo Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência |
Página Web |
--- |
Produtos e atividades |
Seminários conjuntos Intercâmbio discente e docente |