UFMG

26 de Março de 2020

Mariana Cecilia da Silva: Primeira mulher com deficiência a se tornar mestre pelo PPGCOM

O PPGCOM tem a alegria de comunicar a defesa de dissertação de Mariana Cecilia da Silva, com trabalho intitulado 'Eu, elas, nós; mulheres com deficiência: observações afetivas em vídeos do YouTube ', sob a orientação da professora Sônia Caldas Pessoa. A defesa aconteceu no dia 25 de março por skype, obedecendo a orientação da PRPG diante da pandemia do COVID-19. Mariana é a primeira mulher com deficiência a se tornar mestra no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Seu trabalho foi desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades (AFETOS). O trabalho pretende etender como o corpo da mulher com deficiência é visto pela sociedade. Traz mulheres com deficiências em suas mais diversas formas. As análises foram possíveis através de incursões etnográficas e autoetnográficas em vídeos disponíveis em modo público na rede de compartilhamento YouTube. Trata-se de um trabalho com inspirações afetivas que discute como as mulheres com deficiência são percebidas por elas mesmas e pelas demais pessoas que movimentam as redes sociais onde estamos inseridos. A banca de defesa foi composta pelas professoras doutoras Sonia Caldas Pessoa (Orientadora - Universidade Federal de Minas Gerais) e Joana Ziller de Araujo Josephson (Universidade Federal de Minas Gerais), e pelo professor doutor Carlos Magno Camargos Mendonça (Universidade Federal de Minas Gerais). Contou também com a suplência das professoras Camila Mantovani e Verônica Soares.

Parabéns à Mariana, ao Afetos e à banca por essa conquista!

ppgcom@fafich.ufmg.br

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas