UFMG

UF-UFMG-PRPG-GAB-019-20
Belo Horizonte, 20 de março de 2020

Prezados/as Diretores das Unidades Acadêmicas da UFMG,

Cumprimentando-os cordialmente, informamos o envio, em 19 de março corrente, de mensagem da Pró-Reitoria de Pós-Graduação endereçada aos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

Naquela mensagem, comunicamos que, em conformidade com as normativas veiculadas por meio do OFÍCIO CIRCULAR Nº 5/2020/PRORH-GAB-UFMG, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação passou a realizar suas atividades em três modalidades. Trabalharemos de forma remota utilizando os sistemas internos e externos disponíveis; operaremos de forma virtual por meio de correio eletrônico e documentos anexos; atenderemos demandas presencias apenas em circunstâncias imperiosas, mediante justificativa e agendamento prévio por correio eletrônico, respeitando as diretrizes do Ofício Circular nº 011/2020/PRORH/UFMG.

Destacamos também que, na ausência de uma resolução específica para a pós-graduação, as atividades acadêmicas não presenciais deverão seguir a Resolução CEPE nº 13/2018 que estipula um máximo de 20% de carga horária virtual para disciplinas em regime semipresencial nos cursos de graduação da UFMG. Essa implementação deve estar assegurada pelo projeto pedagógico da unidade acadêmica para essas disciplinas.

Destacamos que, em virtude do momento delicado pelo qual passamos, faz-se necessário garantir que todos os estudantes matriculados em atividade não presencial terão acesso aos recursos computacionais necessários. Esse acesso, caso existisse, pode ter se modificado devido às circunstâncias excepcionais de saúde pública causada pela doença Covid-19.

Por fim, informamos que as defesas de dissertação de mestrado e teses de doutorado, assim como os exames de qualificação no doutorado, poderão ser realizadas de forma virtual usando as várias plataformas disponíveis para reuniões virtuais (Skype, Zoom, GoToMeeting, etc.). Devido às circunstâncias excepcionais pelas quais passamos, as assinaturas nos documentos das defesas poderão ser inseridas digitalmente, sem necessidade do uso de token. Caso seja necessário, esses documentos serão homologados posteriormente pela Câmara de Pós-Graduação.

Desejando serenidade para enfrentar os momentos difíceis que teremos pela frente e confiança na nossa capacidade de superação, reiteramos, nessa oportunidade, que todos os setores da PRPG permanecem em funcionamento e à disposição no que pudermos ser úteis.

Solicitamos que esta mensagem seja compartilhada com os docentes da unidade acadêmica sob sua direção.

Com nossos melhores cumprimentos,
Fabio Alves & Silvia Alencar