UFMG

Programa - Integração com a graduação

Estágio Docente

A contribuição dos estágios docentes (na forma de monitoria, na oferta de disciplinas, participação em atividades laboratoriais e atividades de diagnóstico e planejamento acadêmico) de doutorandos e mestrandos do PPGCOM reflete-se na renovação do aporte teórico e metodológico na abordagem dos produtos e fenômenos comunicacionais.

Por um lado, os estágios têm proporcionado o maior estreitamento das relações entre Graduação e Pós-Graduação, fortalecendo as linhas e atividades de pesquisa e contribuindo para uma melhor formação dos graduandos, que tomam contato com as discussões mais renovadas do campo da Comunicação Social. Por outro lado, esses estágios têm preparado efetivamente os pós-graduandos para o exercício da docência. Note-se que os estágios docentes no PPGCOM não têm sido feitos exclusivamente pelos bolsistas de Mestrado e Doutorado (para os quais são atividades obrigatórias), mas, também, por alguns alunos não bolsistas, que são incentivados a dar sua contribuição na formação dos graduandos, em sala de aula.

Em atendimento a demandas do Colegiado de Pós-Graduação, o Colegiado de Graduação abre o elenco de ofertas para que os estagiários de Pós-Graduação possam atuar e oferecer disciplinas (teóricas ou práticas, na forma de oficinas e laboratórios) dentro de sua temática de pesquisa, sempre sob a supervisão de seus orientadores. Em 2013, uma norma que regulamenta a realização de estágio docência entrou em vigor no intuito de precisar os procedimentos, tendo em vista as exigências das agências de fomento e a expectativa de docentes e discentes (Baixe aqui a resolução). A norma apresenta as modalidades de estágio docente e os procedimentos para sua oferta, em articulação estreita entre os Colegiados de Graduação e de Pós-Graduação.

Acesse aqui os documentos/formulários desta seção.

Iniciação Científica

No ano de 2018, os professores do Programa orientaram, em seu conjunto, 72 trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e 32 trabalhos de Iniciação Científica. A boa definição das linhas e o processo de fortalecimento do trabalho dos grupos de pesquisa têm garantido a constância e a qualidade da produção docente e discente. As atividades de orientação, a produção acadêmica (científica e técnica) e as atividades de inserção social (extensão e outras) se dão, dessa forma, a partir de sua nucleação forte nos grupos e linhas de pesquisa, em estreita vinculação com as pesquisas em andamento. No âmbito da produção científica, destaca-se a publicação substantiva de docentes e discentes nos periódicos com melhor avaliação no Qualis. Destaca-se ainda o número de trabalhos em coautoria (entre docentes e discentes) e organizações conjuntas de livros (que derivam de projetos desenvolvidos nos grupos de pesquisa e parcerias institucionais).

Orientação TCC

Os docentes do PPGCOM atuam na orientação e supervisão de Trabalhos de Conclusão de Curso, sejam eles produtos ou processos prático-experimentais (chamados de Projetos Experimentais ou estudos monográficos. Também discentes do PPGCOM que são bolsistas também podem orientar TCCs no contexto das disciplinas de estágio docente, com a supervisão de seus orientadores.

Iniciação Docência

Atividades de iniciação à docência, como o Programa de Monitoria de Graduação, o Programa de Iniciação à docência (PID), o Programa de Incentifo à Fomração Docente (PFID), são atividades ligadas a programas de pesquisa, ensino e extensão (Iniciação Científica, Monitoria, etc.) desenvolvidas individualmente pelo estudante, sob a orientação de um professor durante um período pré-determinado.

Contato
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(31) 3409-5072

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

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